Em caso de óbito
Na Agência Funerária de Massamá acreditamos que é importante saber o que fazer e como atuar em caso de óbito, por isso deixamos aqui toda a informação relevante sobre como atuar consoante a situação em que tal aconteceu.
Óbito no Domicílio
Quando o óbito ocorre num domicílio deve contactar imediatamente uma Agência Funerária e será a equipa da mesma responsável por entrar em contacto com o Médico de Família, Médico Assistente ou Delegado de Saúde da área.
Óbito num Hospitalar
Depois da família ser informada pelo hospital deve escolher uma Agência Funerária e será esta a tratar de todo o processo. A família deve fazê-lo mesmo antes de se dirigir ao hospital, desta maneira garante que tudo é agilizado da melhor maneira.
Óbito num Lar
A instituição, seja um Lar ou uma Casa de Saúde, irá informar a família que deve, de seguida, contactar uma Agência Funerária. Depois de escolhida a Agência, deve informar o lar ou a casa de saúde de qual foi a selecionada para que ambas articulem todos os preparativos
Óbito noutro local
Quando o óbito ocorre na sequência de acidentes de viação, suicídio, afogamento, crime, … as autoridades competentes (PSP ou GNR) devem ser contactadas imediatamente. E serão as autoridades a comunicar o ocorrido à Autoridade de Saúde e ao Delegado do Ministério Público da área onde óbito ocorreu.
Por lei, é decretado um exame de autópsia e os familiares devem entrar em contacto com uma Agência Funerária, pois será esta a ser informada da data e da hora da autópsia e a responsável por manter os familiares informados do processo.